
Quem somos
Sobre nós
Utopia negra: vozes que ecoam resistência
Utopia Negra Amapaense é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2020, dedicada a elevar a comunidade negra no Amapá. Focamos em justiça socioambiental, educação antirracista e fortalecimento de identidades negras e periféricas na Amazônia. Nosso site serve como uma plataforma para mostrar nossos projetos, campanhas, artigos e materiais educacionais. Convidamos você a se envolver conosco, apoiar nossas iniciativas e contribuir para uma mudança significativa em nossa comunidade.



Nossa luta é por justiça, equidade e resistência

História
Nossa História
Nosso coletivo busca promover o debate sobre a política amapaense a partir de uma perspectiva negra, valorizando a história, relevância, potência e criatividade da população negra em suas diversas manifestações. Queremos construir uma filosofia política e prática preta amapaense que reflita sobre questões como violência policial, desigualdade racial e social, baixa representatividade nas instituições de poder, o papel da branquitude na estrutura política local, encarceramento em massa, evasão escolar que afeta a juventude negra, segurança alimentar nas áreas de pontes, além da violência e desigualdade que atingem as mulheres negras e os desafios enfrentados pela população preta LGBTI+. Para além dessas questões, também buscamos valorizar e fortalecer a estética negra amapaense, sua intelectualidade, arte, música e saberes tradicionais, reafirmando a riqueza da cultura negra em nossa região.







Publique sua Voz
Um espaço para compartilhar vivências, ideias e lutas.
Aqui, sua voz tem poder! Envie artigos, relatos, poesias ou reflexões que dialoguem com identidade, cultura, resistência e justiça social. Compartilhe sua perspectiva e fortaleça essa rede de narrativas negras na Amazônia.

Missão
A missão do Coletivo Utopia Negra é defender e atuar em prol dos direitos da população negra e de comunidades tradicionais da Amazônia, buscando garantir seus direitos básicos e sua participação ativa nos processos de tomada de decisão, criando espaços e oportunidades para que essa parte da população tenha maior visibilidade e fortalecimento para defender seus interesses e lutar por justiça social, de gênero, climática e racial.












